Quando se trabalha com muitos routers no GNS3, fica meio complicado aquela montueira de prompts com seções de telnet para os equipamentos, para tentar minimizar este problema, pode-se utilizar o software SecureCRT (pago) para abrir as seções de telnet, ele organiza melhor e deixa todas as seções dentro de um único aplicativo utilizando TABs ou ABAs para organizar as conexões.
Este post já existe em vários lugares na internet, mas estou postando somente para ficar registrado aqui.
Para isso, você deve criar um arquivo de nome securecrt.vbs e salvar aonde for melhor, neste exemplo o arquivo deve ficar na pasta de instalação do GNS3 que no meu caso fica em C:\Program Files (x86)\GNS3 , Porque utilizo o windows vista 64.
Coloque este conteúdo dentro do arquivo criado na pasta acima e salve com o nome securecrt.vbs
#$Language="VBScript"
#$Interface="1.0"
Sub main
crt.window.caption = crt.arguments(0)
End Sub
Após isso abra o GNS3, selecione Edit --> Preferences --> General , e na opção "terminal command", altere a linha existente pela seguinte linha:
start C:\Progra~2\VanDyk~1\SecureCRT\SecureCRT.EXE /script C:\Progra~2\GNS3\Dynamips\securecrt.vbs /arg %d /T /telnet "127.0.0.1" %p
Lembrando que o caminho para o arquivo pode ser diferente na sua instalação do Windows. Utilizo o windows vista 64.
Após isso, inicie a sua topologia no GNS3 e clique com o botão direito no router e selecione "Console", se tudo correu bem é para ter aberto a console no SecureCRT e não mais no telnet.
Sem mais.
Estou usando windows vista 64bits e fiz o que você recomendo no conteudo a cima mais da erro quando mando executar o console, o windows não encontra o caminho para a execução.
ReplyDeleteOlá marcos, cara.. de uma olhada nos path's.. no meu ambiente está funcionando corretamente!
ReplyDeletestart C:\Progra~2\VanDyk~1\SecureCRT\SecureCRT.EXE /script C:\Progra~2\GNS3\Dynamips\securecrt.vbs /arg %d /T /telnet “127.0.0.1″ %p
Fabio, quero lhe agradecer pela atenção dada ao minha mensagem e relatar o seguinte:
ReplyDelete- a forma que usaste para mim infelismente não deu. Mais achei outra forma de fazer funcionar; Ultilizando o programa putty, na qual é free no lugar do securecrt.
- depois de baixar putty cole ele na pasta dynamips
* o comando ultilizado no lugar do que você forneceu foi:
start putty.exe -telnet %h %p
Novamente te agradeço sua atenção e te deixo esta dica quem sabe alguem possa usa-lo
Legal Marcos, eu tive problemas também estes dias após formatar meu computador.. copiei e colei a linha e não funcionou, dai eu percebi que as "" estavam erradas.... Após apagar as "" que estão entre o endereço 127.0.0.1 e digitá-las novamente tudo funcionou corretamente.
ReplyDeleteFabio
Oi Fabio, tentei o que você colocou aqui no blog e o que várias outras pessoas escreveram pela internet. Mas eu sempre recebo um erro similar a este:
ReplyDelete---------Traceback lines (saved in exception.log)----------
Traceback (most recent call last):
File "GNS3\Scene.pyo", line 418, in slotConsole
File "GNS3\Node\IOSRouter.pyo", line 578, in console
File "GNS3\Telnet.pyo", line 48, in connect
UnicodeDecodeError: 'ascii' codec can't decode byte 0xe1 in position 17: ordinal not in range(128)
alguma idéia?
Olá Saulo, já tive um problema destes quando tentava abrir um arquivo .net e o gns / dynamips não aceitava por algum caracter existente no arquivo.. este erro aconteçe quando você apenas abre o GNS? ou quando você tenta abrir o securecrt?
ReplyDeleteEu configurei no securecrt as conexões manualmente, assim tenho R0 dando telnet para localhost na porta 2000, R1 dando telnet para porta 2001... não preciso ficar me preocupando em clicar no console direto do gns... só abro o securecrt e abro as conexões para os routers...
Abraços
———Traceback lines (saved in exception.log)———-
ReplyDeleteTraceback (most recent call last):
File “GNS3\Scene.pyo”, line 418, in slotConsole
File “GNS3\Node\IOSRouter.pyo”, line 578, in console
File “GNS3\Telnet.pyo”, line 48, in connect
UnicodeDecodeError: ‘ascii’ codec can’t decode byte 0xe1 in position 17: ordinal not in range(128)
Galera, o GNS3 dá esse erro quando não tem o putty configurado corretamente. Primeiro faça o download do mesmo, no caminho:
http://www.chiark.greenend.org.uk/~sgtatham/putty/download.html
salve ele C:\Arquivos de Programas\Putty
depois é só colocar esse caminho na configuração do GNS; clique em Edit, depois em Preferences. Selecione do lado esquerdo a opção General e do lado direito aonde estiver escrito 'Terminal command' coloque o caminho completo de onde vc salvou o putty. Exemplo:
C:\Arquivos de Programas\Putty\putty.exe -telnet %h %p
desculpe, tinha visto apenas o erro que foi postado, vim direto do google nao tinha visto que o post era para configuração do securecrt, alias, tentei configurar ele do mesmo jeito que vc configurou e da esse mesmo erro. só consegui conexao pelo putty mesmo. abraço
ReplyDeleteBem, fiquei empolgado sobre esse securecrt e finalmente consegui fazer ele funcionar no meu Windows Vista. Baixei a versao 6.1.1, salvei na pasta C:\program files\securecrt
ReplyDeleteNa linha de comando não inclui o arquivo de script, salvei:
C:\progra~1\SecureCRT\SecureCRT.EXE /COLOR_SCHEME traditional /NOMENU /NOTOOLBAR /T /N %d /TELNET %h %p
Duas coisas imporantes que precisei fazer para funcionar:
- desabilitar o firewall
- alterar a configuração de hostname do securecrt para endereço ip local: 127.0.0.1
valew galera abraços
dentro do securect não consegui achar uma opção para sempre que ele for conectar usar o endereço ip 127.0.0.1 e não locahost.. procurando em alguns foruns achei a solução. é só editar o arquivo hosts do caminho C:\WINDOWS\System32\drivers\etc\ para:
ReplyDelete127.0.0.1 localhost
#::1 localhost
agora sim ta funcionando que é uma beleza!!! agora fui até mais