Pages

Thursday, February 26, 2009

logging synchronous

Esta dica é legal pois quando se esta operando os equipamentos cisco, tanto router quanto switches geram mensagems de alerta na console ou telnet/ssh (quando executado terminal monitor).

Estas mensagens acabam atrapalhando quando se esta digitando uma linha de comando no equipamento porque "embaralha" o seu comando.

Para evitar este inconveniente, deve-se utilizar a funcionalidade "logging synchronous", que deve ser configurada da seguinte forma
conf t
line con 0
logging synchronous
line vty 0 4
logging synchronous
line vty 5 15
logging synchronous

Este último nem sempre esta presente nos equipamentos portanto fica como "opcional".

Agora teste!!!

Usando o SecureCRT com o GNS3

Muita gente utiliza o GNS3 para emular roteadores cisco. Para quem não conheçe o GNS3, de uma conferida no link www.gns3.net.

Quando se trabalha com muitos routers no GNS3, fica meio complicado aquela montueira de prompts com seções de telnet para os equipamentos, para tentar minimizar este problema, pode-se utilizar o software SecureCRT (pago) para abrir as seções de telnet, ele organiza melhor e deixa todas as seções dentro de um único aplicativo utilizando TABs ou ABAs para organizar as conexões.

Este post já existe em vários lugares na internet, mas estou postando somente para ficar registrado aqui.

Para isso, você deve criar um arquivo de nome securecrt.vbs e salvar aonde for melhor, neste exemplo o arquivo deve ficar na pasta de instalação do GNS3 que no meu caso fica em C:\Program Files (x86)\GNS3 , Porque utilizo o windows vista 64.

Coloque este conteúdo dentro do arquivo criado na pasta acima e salve com o nome securecrt.vbs
#$Language="VBScript"
#$Interface="1.0"

Sub main

crt.window.caption = crt.arguments(0)

End Sub

Após isso abra o GNS3, selecione Edit --> Preferences --> General , e na opção "terminal command", altere a linha existente pela seguinte linha:
start C:\Progra~2\VanDyk~1\SecureCRT\SecureCRT.EXE /script C:\Progra~2\GNS3\Dynamips\securecrt.vbs /arg %d /T /telnet "127.0.0.1" %p

Lembrando que o caminho para o arquivo pode ser diferente na sua instalação do Windows. Utilizo o windows vista 64.

Após isso, inicie a sua topologia no GNS3 e clique com o botão direito no router e selecione "Console", se tudo correu bem é para ter aberto a console no SecureCRT e não mais no telnet.

Sem mais.